maio 20, 2006

Jardim das Tapas

Quem nunca desejou viver num hotel por uns meses? E se for no centro de Lisboa, servido por um restaurante no meio de um jardim? Experimentámos os almoços de Verão do Lapa Palace. Ligeiros e perfumados...

COM A PRIMAVERA, ou pelo menos com este clima mais do que temperado que lembra a chegada de Maio, Lisboa assemelha-se bastante ao que a literatura mais clássica disse sobre a cidade: preguiçosa durante a hora da sesta, envolvida naquela simpática modorra que faz com que tudo seja moderadamente simpático nos seus bairros mais tranquilos - e, sobre­tudo, na Lapa. Escuso de mencionar as qualidades da Lapa, ou os seus defeitos. Há uma mitologia da Lapa como "bairro chique" que não me atrevo a contestar, mas eu prefiro, de longe, falar da preguiça às horas de calor, do silêncio dos becos.

Uma das surpresas da Lapa é, decididamente, o Lapa Palace: quem o vê por fora e, mesmo, quem o tem por referência como um dos hotéis de charme da capital, não pode logo imaginar que, ali dentro, exis­te um espaço verdejante que lembra os hotéis encos­tados ao mar, luxuosos mas discretos e, até, com uma área de informalidade bastante tocante. Nada de elo­gios: vamos ao que interessa, e o que interessa é, agora, o seu cardápio de almoços ligeiros, muito apropriados para a estação do ano e servidos até horas mais tardias (cinco da tarde). O próprio menu anuncia a sua natureza informal: trata-se de "tapas", uma herança medieval espan­hola que felizmente se mantém e que, para nossa salvação espiritual, devia ser relembrada a propósi­to e a despropósito.

O restaurante da piscina do Lapa Palace, o Le Pavillon, oferece essa possibilida­de agradável de petiscar, em duas modalidades fun­damentais: ou o chamado "almoço ligeiro" (cons­tituído por cinco petiscos frios e três amostras quentes) ou o "menu degustação" (com sete frios e cinco quentes). A escolha é feita de uma lista pro­videncial onde consta um peito de frango "em molho leve de atum e alcaparras", uma terrina de fígado de pato com doce de tomate e pimentas, sar­dinhas em escabeche com passas e pinhões, crepe de salmão fumado com cebolinho, 'carpaccio' de novilho e uma espetada de gambas "levemente fumadas" (além de uma salada de arroz).

No capí­tulo das tapas quentes, anote-se a presença de bolinhos de bacalhau (sim, pasteis de bacalhau, ó almas lisboetas), de legumes grelhados e marinados em azeite com 'mozarella' fumado, de lombo de novilho em pãozinho de sésamo com 'bearnaise' e ainda de um novilho perfumado de especiarias e muito ao gosto oriental, ligeiramente tailandês, ou de beringela com parmesão - sem falar de um peixe, que varia conforme os dias da semana e que é servido em espeto. Escuso de me deter nas seis saladas permanentes da lista (incluindo uma "Caesar" em duas variantes - com atum grelhado ou com peito de frango e alecrim) nas oito sanduí­ches e três bons exemplares de 'bruschetta' (uma variante 'clássica', outra com legumes grelhados e outra com gambas e ervas aromáticas) ou nas sopas frias (que incluem um gaspacho com gambas e amêndoas) - porque estão lá sempre durante o Verão.

Depois de uma tão simpática e moderada ingestão de calorias, merecemos a sobremesa, que vai distribuída por um mil-folhas com frutos vermelhos, um 'soufflé' frio de menta e chocolate, uma sopa fria de morangos com gelado de iogurte ou ainda uma 'dacquoise' de coco e ananás confitado com sorvete de coco (que mereceu o meu aplauso, mas eu sou vicia­do no sabor do coco), além de mais dez opções que incluem sorvetes e gelados, por exemplo, ou fruta. Uma das boas curiosidades é que a refeição, assim ligeira, pode ser perfumada com cocktails de chá ou com vinhos, espumantes e champanhes servidos a copo (há um Roederer Brut Premier tentador, a copo, mas, infelizmente, o Ruinart Rose Brut só nos apare­ce em garrafa). A selecção da carta é cuidada, mas muito, muito limitada.

Portanto, cara leitora, caro leitor (como diriam os políticos, em campanha eleitoral), eu, se pudesse, também viveria no Hotel da Lapa. Se não pudesse ser por um mês, ao menos que fosse por um ano. Sei que a ordem está invertida, mas a vida é assim mesmo.

À Lupa
Vinhos: *
Digestivos: * *
Acesso: * * *
Decoração: * * * *
Serviço: * * * *
Acolhimento: * * * *
Mesa: * * *
Jardim: * * * * *

Garrafeira
Vinhos Tintos: 5
Vinhos Brancos: 5
Vinhos Aperitivos e de Sobremesa: 16
Portos e Madeiras: 5
Uísques e outros Digestivos: 36

Outros Dados
Charutos: Não
Estacionamento: No Hotel
Levar Crianças: Sim
Área Não Fumadores: Não
Reserva: Aconselhável
Preço Médio: 35 Euros

RESTAURANTE LE PAVILLON
Hotel Lapa Palace
Rua do Pau de Bandeira, 4
1249-021 Lisboa
Telefone: 21.3949494

in Revista Notícias Sábado – 20 Maio 2006