setembro 02, 2006

O mar de lama

1. Eu esperava, nesta altura, comentar coisas simples e nor­mais, como o esforço que Jesualdo Ferreira terá de fazer para se livrar do molho holandês que en­controu no F. C. Porto, ou a hipó­tese de Fernando Santos se adaptar à Luz sem formar uma equipa de trincos. O Sporting vai adiantado, confesso - joga bom futebol. Dos outros ainda não sei. Mas a vida é como é: esta­mos rodeados, por todos os la­dos, pelo "caso Mateus" - um mar de lama.

É comovente e fácil juntar todos os mares de lama que rolam pelo futebol português e dizer que o "caso Mateus" é apenas uma parte do todo. Desiludam-se, in­génuos. Essa é velha de mais, mas já os oiço pela imprensa: ar­bitragens, tentativas de corrup­ção, telefonemas, apito dourado, o "sistema", as comissões de jus­tiça e de disciplina, tudo mistu­rado com o "caso Mateus". Mis­turar é mais fácil: diante da ava­lancha de dados, quem não se impressiona? E é um bom méto­do - enumerando os desastres, acumulando-os uns sobre os ou­tros, a catástrofe tem uma expli­cação natural que nem impres­siona assim tanto.

Mas o "caso Mateus" precisa de explicações a par e passo: quem permitiu que isto acontecesse (e até mais: quem permitiu que isto acontecesse com o Gil Vicente e impediu que aconteces­se com o Paços de Ferreira?), quem se demitiu das suas responsabilidades e quem levanta o tapete para que a incompetên­cia lá se esconda? É natural que encontremos gen­te a bradar contra "a velha Liga"; mas a rapaziada da "nova Liga" já lá esteve e é isto. Ela também se dá bem com o mar de lama. Por isso, eu teria pena se a FIFA pu­sesse esta gente na ordem - mas merecem. Custava a todos, mas era uma limpeza.

2. Mas uma pergunta não me sai da cabeça: o que estão a fazer, nessas comissões, tantos juízes, juristas, desembargadores, le­gisladores e comentadores de leis? Duas respostas céleres: l) a desprestigiar a justiça portugue­sa, naturalmente; 2) a transfor­mar o futebol numa república cheia de regulamentos onde eles nunca ficam fora-de-jogo.

3. Jardel começou a marcar. Es­pero que marque. Pessoalmente, espero que - com golos e juízo - se vingue de quem lhe destruiu a carreira (outro mar de lama) e de quem o impediu de jogar.

4. Deco foi considerado, por gen­te séria e bem cotada, o melhor médio da Champions League. Ou seja: o jogador português re­cebeu essa distinção mas a im­prensa desportiva andava ocu­pada a jogar fora do campo. Vi­ram algum destaque sobre o as­sunto?

5. Mas deixem-me voltar ao "mo­lho holandês" que Adriaanse deixou no Dragão: Diego foi considerado o melhor jogador do mês na Alemanha.

in Topo Norte - Jornal de Notícias - 2 Setembro 2006