abril 28, 2007

Um jogo importante para o país da Segunda Circular

1. Parece que este fim-de-semana o Benfica e o Sporting medem forças no Estádio da Luz. Houve tempos em que um derby desta natureza era visto como, mais do que um encontro de titãs, “o jogo da época”. Não eram propriamente grandes tempos; a importância absoluta dos dois clubes foi sendo relativizada e, muitas vezes, um Benfica-Sporting é apenas mais um jogo do calendário, decisivo para o campeonato da Segunda Circular, sim, mas pouco importante para o desenlace do campeonato. Este ano, por incompetência, desleixo, incúria e distracção do FC Porto, o derby lisboeta é ligeiramente decisivo para a tranquilidade do clube que vai à frente e fatal para a luta pelo segundo lugar. Ironias. Eis como o FC Porto transformou o derby da Segunda Circular num jogo importante para esta recta final do campeonato.

2. Fernando Santos diz que o derby lisboeta “é com certeza um jogo importante para o país”. Eu também acho. Mas, ao contrário do que pensa Fernando Santos, acho que o país não tem tanta importância como isso.

3. Às vezes, certos treinadores parecem copiar a técnica dos matraquilhos. Explica-se facilmente, assim, a razão de tantos jogos serem chatos e de não acrescentarem nada à nossa felicidade. Podem começar a fazer a lista.

4. Jaime Pacheco diz que não fala mais até ao final da época. Faz mal. Devia falar para não deixar à solta quem o manda regressar ao Bessa sempre em aflição.

5. Quando Scolari desvalorizava Cristiano Ronaldo, havia meia-dúzia de comentadores do Mundial, entre os quais eu, que achava uma injustiça a perseguição dos imbecis ao génio e ao talento do jogador do Manchester. Eram coisas tão imbecis como estapafúrdias (do género “é demasiado individualista”). Agora, que Scolari encarou os factos e se desmentiu a si próprio, os imbecis do costume tecem loas despropositadas ao talento de Ronaldo. Um dia destes, na televisão, durante um jogo, até a forma como fazia um lançamento lateral ou cuspia para o lado era considerada a marca do “enorme talento” de Ronaldo; depois desses orgasmos em directo, apeteceu que Ronaldo fizesse uma fífia, só para os desmentir. A tradicional pobreza de espírito da rapaziada está sempre à vista.

6. Mourinho é um génio do futebol. Além de genial, Mourinho é também um chato difícil de aturar – se não está na nossa equipa. A guerra psicológica que ele move ao Manchester (com Schevchenko a ajudar) pode resultar; mas, se não resultar, espero que seja uma derrota como deve ser.

7. Prometi no início da época acompanhar a carreira de Diego, o futebolista que o FC Porto, a mando de Adriaanse, despachou para o Werder Bremen. O Real Madrid quer, agora, ir buscá-lo à Alemanha, tal como vários clubes italianos. Eu ainda exijo uma indemnização.

in Topo Norte - Jornal de Notícias - 28 Abril 2007

Etiquetas: