maio 12, 2007

O Conselho de Justiça e Quaresma

1. O Conselho de Justiça (CJ) da FPF que, ao longo dos anos, tem contribuído para o pandemónio do futebol português, acha que Quaresma «não demonstrou» ter prestado «relevantes serviços ao futebol nacional». Isto lê-se na página 17 de um acórdão que os senhores conselheiros exararam a propósito dos dois jogos de castigo aplicados a Ricardo Quaresma depois do jogo em Leiria. Ora, o CJ analisa leis, códigos, procedimentos; de matéria futebolística não entende nada, não deve supor nada, não deve emitir opinião, não deve pronunciar-se. Para todos os efeitos, o CJ da FPF é futebolisticamente inimputável. Nessa matéria escreve o seguinte: zero. Deve manter-se ignorante. Ao topar um desses senhores conselheiros saídos de uma das suas reuniões, poderemos exclamar, com a certeza de não nos enganarmos muito: “Ali vai um cidadão exemplar, jurista de algum acerto, que não percebe nada de futebol.” O CJ diz que (cito dos jornais) “não basta afirmar tais serviços, mas importa enumerar os títulos conquistados e exemplificar em que medida contribuíram para o prestígio do futebol nacional. E isto não foi demonstrado e não é de conhecimento oficioso”. Nessa matéria – prestar serviços ao futebol – o CJ quis aparecer acompanhado. E, abusivamente, tentou associar à sua irrelevância um dos melhores jogadores portugueses. Porque em matéria de títulos conquistados, o CJ está abaixo de zero. Nessa matéria, Quaresma já conta com alguns – o CJ limita-se a não perceber nada de bola.

2. Portanto, os senhores conselheiros deviam abster-se de falarem do que não conhecem: de futebol. O que está em causa não é o discutível juízo dos senhores conselheiros em matéria legal; é o tom qualitativo desse juízo, se interpretado à letra.

3. Nem de propósito, diz esta semana Jorge Valdano no diário “La Nación”, de Buenos Aires: “É preciso ser muito valente para, no interior de um futebol tão colectivo, ter um grande protagonismo individual. Fazer coisas raras, como o fazem Cristiano Ronaldo, Messi ou Quaresma. Tipos que têm uma enorme auto-estima, uma enorme liberdade para exercê-la. (…) Esses são os talentos superiores, contra os quais os técnicos não podem fazer nada.”

4. Contando com Quaresma e Bruno Alves, além do regresso do grande Pedro Emanuel, o FC Porto tem outra final no domingo. Salvo erro, nem vale a pena comentar.

5. A partir do “caso Simão” ficamos a saber – se isso vier a interessar-nos algum dia – que os boletins do departamento médico do Benfica não têm valor nenhum.

in Topo Norte – Jornal de Notícias – 12 Maio 2007

Etiquetas: