janeiro 21, 2008

Blog # 11

Os legisladores andam à solta porque há quem pense que a melhor forma de “mudar a sociedade” é adoptar novas leis que substituam as antigas ou as aperfeiçoem. Uma parte deles imagina que o mundo pode ser melhor se as pessoas não fumassem, não rezassem ou não cedessem ao colesterol. Portanto, tratam de legislar – ou seja, de proibir. Como é preciso apanhar os ladrões, Porto e Coimbra vão receber mais câmaras de videovigilância para as suas ruas; todos terão oportunidade de aparecer na televisão das polícias. O Governo pensou (mas retirou a tempo) numa lei para abrir os cacifos de todos os clientes dos ginásios à inspecção da ASAE ao doping. As pessoas não se importam muito com isso porque têm mais que fazer, como preocupar--se com a diminuição dos salários, com o preço da carne, do aquecimento em casa, da gasolina para o carro ou do pão para a mesa, enfim. Nas sociedades em crise, doentes e anémicas, a liberdade não é um bem essencial. A propaganda vence tudo.

***

A imprensa diz que Zapatero e Sócrates sorriram juntos na Cimeira Luso-Espanhola. De Sócrates, sim, vi as fotos. De Zapatero vi apenas aquele esgar de plástico que o homem transporta como se lhe estivessem a dizer para sorrir e ele só fosse capaz de levantar as bochechas. Sem esforço, evidentemente – mas só as bochechas.

***

- “Andamos quase todos à procura de uma terra mítica”: Alfredo Saramago regressa à sua terra com um ‘Livro-Guia do Alentejo’ (Assírio & Alvim). É assim que deviam ser os guias. Bem escritos.

- Manuel Alegre ouviu atentamente as explicações dos responsáveis do grupo Leya, que compraram a Dom Quixote, onde publica. Fez perguntas, ouviu garantias. E vai ficar.

Etiquetas: