janeiro 16, 2008

Blog # 8

Os cidadãos devem ficar preocupados quando governo e partido se confundem, quando o Estado e as grandes corporações (banca, construtores, etc.) têm interesses coincidentes e quando as opiniões dos “pessimistas” são desvalorizadas. Nessas circunstâncias, são os cidadãos que ficam sitiados e a perder – por isso, Bagão Félix fez bem em lembrar que “há pessoas que têm vida para além da política”. Como se lembrasse que nem tudo se justifica ou se pode permitir. Santos Silva não o tinha percebido antes, e finge não o perceber depois. É política. O ministro do Parlamento já tinha alertado para um “golpe de estado constitucional” caso Cavaco Silva fosse eleito; para desvalorizar o deslize, invocou estar em campanha eleitoral, onde tudo seria permitido. De cada vez que fala, temos o direito de perguntar se há circunstâncias atenuantes para cada intervenção sua. No fundo, foi ele que se desvalorizou a si mesmo: pediu que o tratassem como inimputável dessa vez. Daí em diante, nunca se sabe. É política.

***

Antigamente, prezava-se o homem público que protegia a sua vida pessoal. Agora, ele expõe os seus beijos para obter votos. A política é um reflexo do espectáculo, onde um presidente e uma cantora trocam de maquilhagem no meio da febre do poder. A multidão, que é machista, ulula. Se Sarkozy fosse mulher, seria apedrejado.

***

FRASES

"Estavam de algemas, de cabeça baixa e como é natural estavam tristes" Vizinha de dois detidos no Bairro da Giesta em Valbom, ontem no ‘CM’

Novo endereço: www.millenniumbcp.gov.pt Jorge Ferreira, no blogue Tomar Partido

Etiquetas: