janeiro 08, 2008

Blog # 2

Há períodos de desvario. Estamos a atravessar um deles. A propósito da lei antitabaco, o País divide-se, metendo a sensatez no bolso. O ‘legislador’ quis banir o tabaco mas esqueceu-se de regulamentar a lei, deixando-a cheia de buracos. Diante disso, a DGS e a ASAE legislam agora por conta própria (como se pudessem) e querem que ela se cumpra se com ‘pareceres’ e ‘interpretações’, à razão de uma ou duas por semana. Felizmente, o bom senso regressa depois das bravatas de uns pelotões da PSP e da GNR que foram chamados para apagar cigarros: fumadores fumam onde é permitido; não-fumadores não fumam. Talvez seja o melhor método.

***

Depois de ter bebido uma garrafa de uísque no bar de alterne em que trabalhava, em Sta. Maria da Feira, uma mulher entrou em convulsões, com sintomas de intoxicação alcoólica. Um bombeiro tentou metê-la na ambulância – foi agredido a murro pelos seguranças, que não queriam ruído a estragar o negócio. O País real tem histórias destas, generosas, em defesa da produtividade.

***

Obama parece um boneco de acrílico, colorido e sorridente, que toda a gente – fora da América – parece apreciar. Ele sabe que é atraente e sorri ainda mais. A França também está sorridente e festeja Carla Bruni, a musa de Sarkozy (já foi de todos nós, o que é uma vergonha). O rosto amável da política hoje faz-se de plástico.

***

FRASES

"A Universidade de Coimbra é cada vez mais uma universidade provinciana" Gomes Canotilho, professor da UC, no Correio da Manhã

"Já não se pode fumar na Cinemateca, mas ainda se pode escrever nas paredes da casa de banho." Rogério Casanova, no blogue Pastoral

Etiquetas: