fevereiro 11, 2008

Blog # 26

Parece que o PS informa que é um partido muito tolerante porque autoriza, sem escândalo, as alfinetadas de Manuel Alegre. Não pode senão fazê-lo. Mário Soares disse muito mais e com mais veneno. Dois ou três meses antes de ser candidato do PS (de onde trouxe uma derrota de abismo), Soares dizia que Sócrates era “o pior do PS”. O problema é que, apesar de tudo, e mantidas as distâncias, isto é preocupante para o PS: Soares foi promovido a candidato oficial depois de atacar o partido e os seus líderes e de antecipar análises em que falhava redondo; Alegre, sozinho e insultado por Soares, conseguiu mais de um milhão de votos. Não interessa saber se essa percentagem se repete (porque é outra modalidade de jogo); acontece que Alegre aprendeu, à sua própria custa e empurrado para fora do partido, que as eleições são cá fora. Tolerância? Não. Receio. Medo. Procurem no dicionário, mas a sensação é essa. Por isso Manuel Alegre avisou: “Não me desafiem para eleições.”

***

O arcebispo de Cantuária propõe que a lei islâmica seja utilizada pelos muçulmanos ingleses, o que significa, no limite, que o Estado deve permitir a lapidação de mulheres adúlteras e o assassínio de homossexuais e apóstatas. Que seja o chefe da igreja britânica a dizê-lo, e não um barbudo de Cabul, é muito grave.

***

- Quarenta anos depois do Prémio Almeida Garrett, a Dom Quixote reeditará em 2008 o grande romance de Manuel da Silva Ramos, ‘Os Três Seios de Novélia’.

- Antes disso, publicará os dois primeiros volumes de ‘O Homem sem Qualidades’, de Robert Musil, em nova tradução. Um clássico finalmente disponível.

***

FRASES

"De cada vez que um cônjuge apresenta queixa o outro faz o mesmo." Bastos Leitão, comandante da PSP de Coimbra, ontem no ‘CM’

"Pelos vistos é comer e calar. O caso Ricardo Bexiga foi arquivado." José Medeiros Ferreira, no blogue Bichos-Carpinteiros

Etiquetas: