fevereiro 12, 2008

Blog # 27

Os sociólogos debatem ardentemente se Barack Obama tem ou não genes negros e se Hillary Clinton é ou não mulher. Em caso afirmativo, asseguram, a eleição de um deles será uma revolução. Mas o que me incomoda são as reticências sobre Obama; nesse capítulo, todos se parecem com o dr. Soares a comentar a “inexperiência” de Tony Blair ou de Sócrates, gente que não tinha ancestrais nem estivera próximo do poder. Sem querer, apontam uma vantagem de Obama: a sua novidade e o facto de não ter a ver com as dinastias republicanas ou democratas locais. G. W. Bush tinha experiência e olhem o resultado. Quanto a mim, Hillary tem experiência, mas é um óbice, como consideram os próprios membros do partido. As duas principais figuras são Obama e McCain; justamente por serem inexperientes, novos rostos e com ideias heterodoxas que não encaixam nas cartilhas. Precisamente aquilo que a América necessita para ser respeitada no Mundo e aquilo que fez com a democracia valesse a pena.

***

Sarkozy cairá da mesma forma que escolheu para começar a ascensão: com o ruído dos media. Anteontem, a imprensa já noticiava que “o casal” vivia em casas separadas e que a primeira-dama francesa trabalhava como nunca no seu novo disco. Sarkozy cruzará o seu próprio espectáculo com o da primeira-dama. Até à vaia final.

***

- Surpreendente, a biografia de Nikolai Gogol contada por Vladimir Nabokov (edição Assírio & Alvim) – uma vida dada à literatura.

- ‘A Noiva da Revolução’, do brasileiro Paulo Santos de Oliveira, acaba de sair na Quid Novi – um romance sobre a revolução nordestina de 1817.

***

FRASES

- "Os sindicatos queriam é que não houvesse avaliação." Jorge Pedreira, secretário de Estado da Educação, ontem no CM

- "Timor é só mais uma ‘democracia’ acamada na unidade de cuidados intensivos do Ocidente." Miguel Morgado no blogue O Cachimbo de Magritte

Etiquetas: