fevereiro 21, 2008

Blog # 34

Ontem falei ‘da guerra interna’ no PSD. Referia-me a outra mas esta serve – os dirigentes vão, na sequência do ‘caso Somague’, pedir uma auditoria às contas do partido desde 2001. Podemos perguntar-nos sobre o limite dessa auditoria: porquê a partir de 2001, o ano do 11 de Setembro? Por imperativos fiscais? Porque o ‘caso Somague’ é dessa altura? O mandato de Durão Barroso ia a meio – tinha sido reeleito no ano anterior contra Mendes e Santana, que viriam também a liderar o partido. Sou adepto das teorias da conspiração: o que Ribau Esteves e Menezes querem é liquidar três ex-líderes com uma só auditoria. E por que razão utilizo a palavra “liquidar” quando poderia usar “ilibar”? Podia ser pelo tom usado por Ribau Esteves. Podia ser pela franqueza de Menezes (“independentemente de o PSD ser só um, este meu PSD não tem nada a ver com isso”). Mas não só. É pelo ressentimento. O ressentimento que está a devorar o PSD. É uma história de vinganças. Vai longe, vai.

***

A CML está endividada há anos; o fantasma desta dívida é brutal e absurdo. Durante anos, a CML quis substituir-se ao Governo, ao País, a tudo. Cada equipa que entrava queria mudar a cidade e “deixar marca”. Tudo menos servir os munícipes e melhorar-lhes a vida. Com o empréstimo chumbado, o fantasma ameaça todos. Que sirva de lição.

***

- Tem 300 páginas o ‘Diário Português’ de Mircea Eliade, com recordações do período fatal que vai de 1941 a 1945. Edição Guerra & Paz.

- Romance para o fim-de-semana: ‘Kockroach’, de Tyler Knox, edição da Paralelo 40, uma marca da Cavalo de Ferro.

***

FRASES

"Quando falar é para partir a loiça toda! Vai ser o arquivamento total” Valentim Loureiro, ontem, no CM

"O Governo do Sr. Sócrates é um eucalipto: seca tudo à volta”. Fernando Sobral, no blogue Corta-Fitas

Etiquetas: