março 24, 2008

Blog # 56

O Vitória de Setúbal ganhou a Taça da Liga; foi uma vitória contra o "destino português". Recuei no tempo e lembrei-me de Nandinho, o capitão do Vitória de Setúbal em Dezembro de 2005, a assumir "a corrida ao título". Evidentemente que era um excesso. Ninguém compreendia uma equipa que estava em terceiro lugar, a dois pontos do FC Porto, com salários de quatro meses em atraso. Um jornalista perguntou-lhe então: 'Mas sente que têm condições para correr para o título?' Nandinho nem sorriu: 'Não. Condições não temos.' A isto chama-se contornar o destino num País em que 'as condições' nunca estão reunidas. A carreira do Vitória de Setúbal (o clube com orçamento mais baixo no campeonato português) e a história do trabalho de Carlos Carvalhal e daqueles jogadores deviam reconfortar-nos e servir-nos de lição. Nem tudo se vence com dinheiro e 'condições'. Há um brilho de vontade e de desafio nesta vitória do Setúbal. Assim se portasse a pátria, mesmo sem chuteiras. Uma lição.

***

A cena da escola Carolina Michäelis ocupou todo o fim-de-semana político da Páscoa. A ministra da Educação achou que a Oposição se portou mal e acusou-a de oportunismo por invocar o Estatuto do Aluno. Tem razão. O problema é que a ministra tem razão porque casos destes acontecem há anos, humilhando os professores. Em silêncio.

***

Pedro Paixão regressa ao romance com ‘Rosa Vermelha em Quarto Escuro’ (Bertrand): intensidade, erotismo, tristeza. Uma trilogia maldita.

A editora Plátano acaba de lançar uma nova marca: Livros de Seda, de e para mulheres. A Antígona já lançou o segundo livro da sua nova marca, a Orfeu Negro.

***

FRASES

'Ela exigia-lhe dinheiro e ele já tinha falado em matá-la.' Testemunha de um crime, ontem no CM'

O que tem feito mal à Educação são estes anos de impunidade das ‘novas psicologias’, ‘metodolo-gias’ e ‘grupos’ masturba-tórios de ‘trabalho’ para nada.' João Gonçalves, no blogue Portugal dos Pequeninos

Etiquetas: