março 31, 2008

Blog # 61

Apetecia-me falar sobre o "regresso da alma" ao corpo primeiro-ministro, anunciado em Viseu, mas fica para depois. O fim-de-semana não conseguiu fazer-me esquecer aquela frase que apanhei, discreta, escondida no meio de mais uma notícia sobre "o caso Carolina Michaëlis": parece que a professora tinha "autorizado os seus alunos a manterem os telemóveis ligados, permitindo-lhes que ouvissem música". A frase foi pouco citada porque, na verdade, altera tudo e merece deixar-nos de boca aberta. A minha primeira tentação é encerrar professora e alunos numa loja de telemóveis a tocar ininterruptamente até recuperarem o juízo. Recordo-lhes que a professora andou uns tempos a animar o "parlamento dos jovens", onde se dá a palavra às hordas de "jovens". Estão bem uns para os outros: a professora autoriza a rapaziada a ouvir música nas aulas, desde que tenham saldo no telemóvel; para compensar, eles podem tratá-la por tu e dar-lhe beliscões nas bochechas. Parabéns a todos.

***

Depois de uns dias de ausência, descubro que o Bloco de Esquerda se junta aos puritanos e dietistas que pretendem banir a publicidade da cerveja das camisolas da selecção. Por mim, protesto. Não há como um bom jogo de futebol com cerveja; o problema é, mesmo, com a porcaria de jogo da selecção. Esse é que devia ser banido.

***

Parabéns à Casa Fernando Pessoa: assinou um protocolo de colaboração com o grupo LeYa, que passa a apoiar a realização de ciclos de conferências.

É amanhã apresentado o novo livro de Fernando Venâncio (professor em Amesterdão e um dos nossos melhores críticos). É sobre literatura (naturalmente) e chama-se 'O Último Minuete em Lisboa' (Assírio & Alvim).

***

FRASES

"Um político tem o dever de disfarçar os seus estados de alma e apresentar boa cara." José Sócrates, ontem no CM.

"Agora que Scolari já experimentou os jogadores que queria, está na altura dos jogadores poderem experimentar outro seleccionador." Bruno Sena Martins, no blogue Avatares de Desejo.

Etiquetas: