abril 03, 2008

Blog # 64

Muita gente anda por aí muito chocada por causa da indignação da igreja católica. Liberais de sempre ou liberais de agora, agnósticos, ateus, indiferentes, maçons e anti-clericais militantes, todos acham muito aborrecido que a igreja proteste contra aquilo que chama a "ateização" da vida portuguesa e contra o "divórcio simplex" agora decretado pelo PS e pelo governo.
Lamento, mas a igreja católica cumpre o seu papel e está a mostrar que não abdica das suas ideias. Muita gente gostaria de ter uma igreja mais saltitante, muito da ‘esquerda festiva’, capaz de distribuir preservativos nos adros e de celebrar festas de divórcio – como um partido político que manda fazer estudos de mercado antes de se lançar ao assalto dos eleitores. Lamento, mas a igreja católica cumpre o seu papel e está a mostrar que não abdica das suas ideias. Muita gente gostaria de ter uma igreja mais saltitante, muito da ‘esquerda festiva’, capaz de distribuir preservativos nos adros e de celebrar festas de divórcio – como um partido político que manda fazer estudos de mercado antes de se lançar ao assalto dos eleitores. Ora, o que a igreja faz é assumir o seu lugar na vida portuguesa, mostrando o que pensa e dizendo-o da melhor forma: com clareza, reafirmando a sua fé e os seus princípios. Por mim, que não sou crente, acho isto corajoso e digno. Aplaudo.

***

Em Luanda, José Eduardo Agualusa está a ser crucificado pela imprensa oficial, por ter declarado que Agostinho Neto foi, de facto, um poeta medíocre. Os ataques invocam a defesa da honra, da pátria e da independência nacional, como se os versos do ex-presidente tivessem descido do Olimpo. Só lhe falta a publicação por decreto.

***

Em Maio, Eduardo Lourenço festeja os seus 85 anos. A Fnac organiza um ciclo de conferências sobre o filósofo.

Zadie Smith estará em Lisboa a 12 de Abril para o lançamento de ‘Uma Questão de Beleza’, o seu segundo romance publicado em Portugal pela Dom Quixote. E se ela é bonita...

***

FRASES

"Se o tribunal achar que sou um perigo para a sociedade, pois terei de ser preso." Sargento Luís Gomes, ontem no ‘CM’

"Há ricos e pobres? Há. Há ‘corruptos’? Há. A riqueza é má? Não. A ‘corrupção’ é má? Não". J. P. Teixeira, no blogue Ma-Schamba

Etiquetas: