abril 04, 2008

Blog # 65

Foi séria e indignada a reacção dos dirigentes, técnicos e jogadores da A.S. Roma contra Cristiano Ronaldo. Sentiram-se humilhados e ofendidos porque Ronaldo não só lhes marcou um golo fantástico como, além disso, mostrou classe, talento – e se divertiu. Isto, os italianos não acham bem. Que o seu futebol seja chato, maldoso e piroso – que vá. Mas o que eles não suportam, tão sérios e hirsutos quando se empertigam, é que alguém se divirta à sua custa. Ora, precisamente, humilhar "o outro clube" é uma das atribuições do bom futebol. Não basta ganhar-lhe, goleá-lo, ser claramente superior; é essencial deixar um nadinha de humilhação do outro lado. Um director da A.S. Roma diz que Ronaldo fez "truques desnecessários". Desnecessários? Não me parece. Foram fundamentais. Viram aqueles italianos de olhinhos trocados? Viram-nos irritados e desesperados? Todos vimos. Só isso é um grande espectáculo. Eles trataram Ronaldo como um palhaço. Até pode ser; mas é sublime.

***

O ministro dos Estrangeiros da Finlândia, Ilkka Kanerva, foi despedido por ter enviado mensagens picantes e eróticas do seu telemóvel para o de uma concidadã. Uma das mais picantes era "Tens cuidado bem do teu jardim?" Abençoada Natureza que fez o Norte e o Sul e nos colocou à beira do Mediterrâneo, longe do milagre finlandês.

***

Chama-se 'Prolegómenos', o volume de crónicas de Bento da Cruz, o mais transmontano de todos os autores (edição Âncora), e publicadas no belíssimo 'Correio do Planalto'.

É um acontecimento: uma edição fac-similada (da edição funchalense de 1873) das 'Saudades da Terra', o clássico do século XVI sobre as ilhas do Atlântico, de Gaspar Frutuoso. Edição da Funchal 500 Anos.

***

FRASES

"Tal como a guerra representa a continuação da política por outros meios, também a construção civil tem idêntica finalidade neste regime." João Gonçalves, no blogue Portugal dos Pequeninos

"Tenho elementos seguros de que há alunos que vão armados para as escolas." Pinto Monteiro, Procurador-Geral da República, ontem no CM

Etiquetas: