abril 11, 2008

Blog # 70

O Presidente da República acha que há uma "obsessão" das empresas "sobre o contínuo rejuvenescimento dos seus trabalhadores". A declaração merece ser retida – e aplaudida. Na verdade, não se trata apenas das empresas, em sentido geral. A ideia de "juventude" transfigura toda a gente mas ainda ninguém teve a coragem de dizer o óbvio, e o óbvio é isto: à juventude falta idade, bom senso e muito conhecimento e experiência. A "ideologia da juventude", ensinada desde cedo e difundida como se fosse uma obrigação inevitável, tem conduzido a erros de perspectiva pouco saudáveis. A sociedade portuguesa corre o risco de se transformar num jardim-de-infância onde nunca se passa da adolescência, enquanto se esconde os velhos e se desvaloriza a sua palavra. Daqui a alguns anos voltaremos à Idade Média, onde a esperança média de vida andava pelos 40 anos; a partir dessa altura devemos desaparecer por decreto para dar lugar a bandos de adolescentes decorados de piercings.

***

A leitura do projecto da lei do divórcio do PS permite tirar uma conclusão: a partir de agora vai tudo andar direitinho, desde o casamento (os noivos já têm de informar o Fisco) até ao divórcio (a lei vai criminalizar desleixos e arbitrariedades e definir o que é cada uma das coisas). Só falta legislar sobre a vida conjugal.

***

Não perca a exposição ‘Os Lugares de Pessoa’, que inaugurou anteontem na Casa Fernando Pessoa, em Campo de Ourique, Lisboa.

O livro já saiu mas merece nota: ‘Crónica de Brites’, de Júlia Nery, uma ficção em redor da Padeira de Aljubarrota (edição Sextante).

***

FRASES

"Quer os militantes do PSD quer os adeptos do Benfica exigem sempre a vitória e quando os resultados não surgem pedem a cabeça do treinador." Armando Esteves Pereira ontem no ‘CM’

"Agora sim, Ângelo Correia regressou à actividade política. A era post-Menezes vem aí." José Medeiros Ferreira no blogue Bicho-Carpinteiro

Etiquetas: