abril 15, 2008

Blog # 72

O juiz do Tribunal de São João Novo, no Porto, deu uma reprimenda a Vítor S., um dos rapazes envolvidos no "caso Gisberta". Na época, Vítor teria 15 ou 16 anos e, segundo o tribunal, assistiu a tudo – não só à agressão como à lenta morte de Gisberta, ou Gisberto (o género pouco me importa) – pelo que foi condenado a oito meses de prisão efectiva. Vamos e venhamos: o caso é que o tribunal não provou o envolvimento de Vítor nas agressões; apenas sabe que assistiu; por isso, cobrará oito meses e, dos oito meses, retira quase dois, relativos a prisão preventiva já cumprida. Ficam seis. Eu não quero que Vítor seja injustamente encarcerado. Mas aflige-me que tenham agredido Gisberta, ou Gisberto, e a tenham deixado morrer e partam para outra. Rindo. O grau de desumanização e de violência é tão grande que não devíamos contar piadas sobre o assunto. Tem a ver com o grau de indiferença e frieza de que os rapazes foram capazes. Oito meses é capaz de soar a pouco, é.

***

Lamento, mas quando leio coisas como "acordo ortográfico nunca", apetece-me rir. Às vezes, acrescentam coisas sobre "a nossa língua" ou "a nossa pátria". Nem uma coisa nem outra existem em estado puro. A luta contra "os brasileiros", então, é ridícula e mesquinha. Os portugueses escreverão como lhes disserem que escrevam. Ou não.

***

Stefan Zweig de novo, e publicado pela Esfera dos Livros: 'Carta de Uma Desconhecida' e 'Vinte e Quatro Horas na Vida de Uma Mulher'. Aproveitemos a oportunidade.

É no final do mês de Maio, a 20, que será publicado 'Praça de Londres', o novo livro de contos de Lídia Jorge (edição Dom Quixote).

***

FRASES

"Dêem-me um professor despedido por incompetência e façam de mim uma pessoa feliz."Maradona, no blogue A Causa Foi Modificada

"Vi a cadela sair disparada do quintal e vir direito aos meus testículos. Mordeu-me e fiquei em pânico ao ver o sangue entre as pernas."Carlos Bragança, vítima de pit bull, ontem no CM.

Etiquetas: