abril 18, 2008

Blog # 75

O julgamento de Ferreira Torres, antigo presidente da câmara de Marco de Canaveses, promete cenas de comédia. A quantidade de factos relatados pela imprensa também promete desenlace adequado. É natural, diante desses relatos, que a opinião pública desconfie da inocência protestada por Ferreira Torres com aquela convicção feita de ardis, de ameaças e de apartes, de piadas e de insinuações. Para sermos justos, o tribunal ainda não julgou o autarca e a condenação antecipada, na rua, por mais indícios que estejam acumulados e por mais cenas de truculência de Ferreira Torres, é sempre prematura. Veja-se o caso de Fátima Felgueiras, que ainda está para durar – e que há-de contar com depoimentos de Sócrates e de outras figuras públicas. Os casos são diferentes: Fátima Felgueiras é uma dirigente política, Torres é um actor de bairro que maltrata a inteligência dos outros em espectáculos de segunda ordem. A história do "progresso da democracia" pela nossa província é um mistério.

***

O Sporting-Benfica não foi um jogo português. Em 25 minutos de glória (quando o Sporting acelerou) foi explosivo. Os jogadores reabilitaram a magia do futebol e a sua dimensão metafísica: bastou que se elevassem um nadinha e já não era apenas a meia-final. Era um jogo de vida e morte. Belo e perigoso, como deve ser o futebol.

***

A Guerra e Paz lança 'Os Meus Primeiros Anos', de Winston Churchill, uma autobiografia de Churchill entre 1874 e 1908. Do nascimento ao casamento.

O nome é 'Os Dias do Livro na Biblioteca Pública de Évora' – neste sábado, maratona de leitura entre as 14h00 e as 24h00. E no domingo, das 10.00 às 18.00 horas.

***

FRASES

"Os corretores quando sujeitos a imagens eróticas arriscam muito. A culpa é das gajas. A crise do 'subprime' está explicada." Nuno Ramos de Almeida no blogue 5 Dias.

"O corpo [cadáver] esteve nas nossas instalações duas horas porque tivemos de cumprir preceitos legais."Comandante da GNR da Régua, ontem no CM.

Etiquetas: