abril 22, 2008

Blog # 77

A ministra espanhola da Defesa, Carme Chacón, está grávida de sete meses e passa revista aos soldados, alinhados e em sentido. A imagem é nova e parece que serve de propaganda aos dotes fracturantes de Zapatero. Há quem se pergunte se a imagem faria sentido em Portugal, para rematar com um ‘não’ vivo e brutal, como se viéssemos das cavernas ou como se a Espanha tivesse criado a luz da civilização. O que não aconteceu, porque antes destas senhoras de Zapatero apareceram Margaret Thatcher ou Michele Bachelet. Suponho que, a haver uma ministra a fazer continência em Tancos, iríamos achar graça, como os espanhóis acham, e ficaríamos orgulhosos da nossa ministra. Seria uma revolução? Sim, mas a maior revolução seria reconhecer que depois de os socialistas aprovarem as quotas femininas, o Governo de Sócrates tem apenas duas ministras em 16 ministérios. Em França, com Sarkozy, há sete em 15. Na Finlândia, há 12 em 20. Somos um país de machos. Socialistas, mas machos.

***

China mandou um navio para Luanda mas ordenou-lhe que, de caminho, parasse em Maputo ou em Durban para descarregar armamento ligeiro e ofensivo destinado ao Zimbabwe ainda de Mugabe, o nazi de Harare. Moçambique e a África do Sul recusaram-se a deixar entrar o barco, que há-de ficar em Angola, onde há eleições em breve.

***

A Oficina do Livro ressuscita Enid Blyton, a autora dos Cinco e dos Sete, e publica ‘Regresso à Escola' numa série intitulada ‘Uma Rapariga Rebelde’.

Excelente reedição: a de ‘Expansão Quatrocentista Portuguesa’, de Vitorino Magalhães Godinho, em dois volumes (edição D. Quixote).

***

FRASES

"Pacheco Pereira atéjá levou a banda filarmónica da terra ao Parlamento Europeu." - Habitante da freguesia da Marmeleira ontem no ‘CM’.

"No PSD prevalece o entendimento de que o partido não precisa de um líder, necessita de um messias." - J.M. Ferreira de Almeidano blogue Quarta República.

Etiquetas: