maio 02, 2008

Blog # 85

A história prova que o Altíssimo não dorme e tem momentos em que ri bem alto. Um quadro do pintor Lucien Freud ('Benefits Supervisor Sleeping', de 1995) retratando uma mulher gorda – literalmente gorda – vai ser vendida este mês durante um leilão na Christie de Nova Iorque numa base de 17 milhões de libras. Nenhum retrato de Carla Bruni, Gisele Bündchen ou Naomi Campbell chega tão alto. Um jornal inglês escolheu mesmo este título: 'Retrato de mulher obesa é o mais caro do mundo.' Compreende-se a sugestão, indiciando uma injustiça a reparar pelo pensamento "politicamente correcto", pela Organização Mundial de Saúde e pela Plataforma contra a obesidade: como é possível valorizar tanto um quadro de "uma mulher obesa"? Mais uns tempos e teríamos várias dessas organizações pressionando Lucien Freud, que está vivo, para não pintar a mulher, Sue Tiller, que também está viva e recebeu 20 libras por dias enquanto posava. Pobres anorécticas, que não merecem esta distinção.

***

Tive a sorte de ver grande parte das obras da colecção de Joe Berardo muito antes de se falar num museu. Invejei-lhe muitas, no seu escritório. Ontem fiquei surpreendido ao ver os jornais que lhe atribuíam uma "obra polémica". Fui ver. Afinal, tratava-se de uma simples varanda que o homem quer fechar, na casa da Infante Santo.

***

'No Céu com Diamantes", de Senel Paz (edição Sextante), um romancista cubano, recebeu o prémio de Criação Literária da Casa da América Latina, em Lisboa. Grande livro.

Na segunda-feira, apresentação dos livros de Maria Gabriela Llansol 'Os Cantores de Leitura' e 'Desenhos a Lápis com Fala', às 18.30, na Livraria Assírio & Alvim. Falam José Tolentino Mendonça, António Guerreiro, João Barrento e Maria Etelvina Santos.

***

FRASES

"Ainda deitei dois baldes de água em cima do corpo, mas já nada havia fazer, parecia carvão."
Augusto Botelho, sobrinho de um homem assassinado, ontem no CM.

"Os portugueses não são dados a crimes que envolvam planeamento e sofisticação. Falta-lhes método e sangue-frio." Teresa Ribeiro, no blogue Corta-Fitas.

Etiquetas: