maio 05, 2008

Blog # 86

A entrevista de Pedro Passos Coelho a António Ribeiro Ferreira, no CM de ontem, é um marco na história do PSD e é natural que suscite entusiasmo. Não sei onde andou Passos Coelho até agora mas, se esteve a estudar a lição, foi tempo bem empregue. Reconhece-se a sua filiação ideológica, mas percebe-se que o PSD das suas facções tradicionais não tem ali lugar. Também não se sabe até que ponto os militantes do partido, os que têm direito a voto, estão despertos para esse tipo de discurso e de ideias. É provável que a partir de agora ele venha a ser visto como o candidato com ideias mais modernas e dê voz ao eleitorado flutuante do PSD (a classe média das cidades) mais do que às concelhias – que têm sido um factor de atraso estrutural do partido. Se isso basta para ganhar as directas, não se sabe. Mas depois de ter dito o que disse está aberta a porta para a reforma antecipada dos dinossauros, de Santana a Jardim, passando por Menezes e pelo hemiciclo laranja de hoje.

***

O FC Porto perdeu bravamente no seu próprio estádio. Trata-se de uma derrota clamorosa, mais grave do que se tivesse acontecido no princípio da época. Viu-se uma equipa provinciana, de cabeça no ar, como se tivesse esquecido que tem de defender a sua honra até ao fim. Retomo a minha metáfora preferida: um bando de repolhos.

***

Brilhantes edições, a da 'Mensagem', de Pessoa (comentada por Apolinário Lourenço) e de 'Menina e Moça', de Bernardim (por Carrasco González), publicadas pela Angelus Novus. Um serviço público aos nossos clássicos.

Quinta-feira,8, começam as tertúlias 'LER no Chiado', às 18h30, na Bertrand do Chiado.

***

FRASES

"Não é por ganhar ou perder uma eleição que nós decidimos o que é que pensamos." Pedro Passos Coelho, ontem no CM.

"A moral, as boas práticas e o politicamente correcto não ganham eleições." Paulo Querido, no blogue Mas Certamente Que Sim.

Etiquetas: