maio 19, 2008

Blog # 96

A sondagem do CM sobre as eleições internas do PSD confirma a ideia de que há uma diferença estrutural entre os militantes do partido, enquadrados pelos líderes, caciques e tiranetes locais – e o eleitorado do PSD. Nem era preciso mostrar a sondagem. Para quem está de fora, são dois mundos de qualidade diferente e, às vezes, abissal. Há uma base de apoio eleitoral ao PSD (cidadã, liberal, democrática, marcada pela pobre classe média portuguesa) que não tem equivalente no interior do partido, entregue ao poder de quem maneja as claques e conhece as manigâncias das concelhias e dos seus interesses imediatos. Esse poder tem pouca qualidade e quase nenhuma credibilidade no eleitorado – além de não ter aprendido nada com a humilhação que o eleitorado deu a Santana Lopes em 2005.

***

Hoje é a decisão sobre a Feira do Livro de Lisboa. O que podia ser uma festa do livro é um folhetim burlesco. Pena.

José Eduardo Agualusa em Itália para o lançamento de 'Il Venditore di Passati', publicado pela Nuova Frontiera.

***

FRASES

"Fiz uma magia branca para desfazer todo o mal. Agora está curado." Fernando Nogueira, o bruxo de Fafe e amigo de Ferreira Torres, ontem no CM.

"Menezes não consegue estar calado. Janta acompanhado para poder dizer umas baboseiras." João Gonçalves, no blogue Portugal dos Pequeninos.

Etiquetas: