junho 10, 2008

Blog # 112

Em apenas dois anos a frequência das aulas de Latim diminuiu 80%. Este ano há apenas 300 alunos a fazer exame da disciplina, o que é bem pouco. A tendência portuguesa é contrária à dos outros países europeus e americanos, onde os estudos clássicos não baixaram a frequência. Não nos podemos queixar. O secretário de Estado Valter Lemos, uma luminária, diz que os alunos não têm interesse no Latim e que "as políticas educativas" não são culpadas. Está errado, como é seu costume. Basta ver a forma como "as políticas educativas" tratam as Humanidades e como o linguajar dos seus queridos técnicos têm assassinado o Português. A "sociedade" não preza o Latim como não preza o património nem o passado, e está no seu direito. Mas fica mais pobre. É uma notícia para o 10 de Junho.

***

Um livro delicioso para abrir o Verão: 'A Teoria das Nuvens', de Stéphane Audeguy (Teorema). Um romance que abre com a história de um homem que reunia livros sobre nuvens e caçadores de nuvens. Comovente, nem parece um autor francês.

***

FRASES

"Vim para matar. Estou cansado do Mundo. Qualquer pessoa servia." Tomohiro Kato, que matou sete pessoas em Tóquio, ontem no CM.

"Hoje, a existência decorre entre dois extremos, o aborto e a eutanásia." Manuel S. Fonseca, no blogue Geração de 60.

Etiquetas: