junho 25, 2008

Blog # 123

A Turquia tem aquele futebol feito de tentativa e falhanço e que culmina com um golpe de asa. Nada a ver com o estilo maneiro e defensivo da Grécia que em 2004 nos encostou à parede da humilhação; são mais vivaços, os turcos – a meio caminho entre o Oriente e o Ocidente, bons de pés e com um relâmpago de fortuna. Imagine-se o que seria uma final entre a Turquia e uma selecção da velha Europa (a Espanha, a Alemanha) ou da nova Europa (a Rússia). Do ponto de vista geopolítico, um atrevimento sem par: enquanto nós debatemos acerca do lugar da Turquia na Europa, os rapazes do Bósforo ganhavam o Euro. Já com a Rússia a ganhar, seria uma oportunidade para relembrar que o centro da Europa está mais a Leste. Eis como a União Europeia pode sofrer com o futebol, e merecidamente.

***

"Eduardo Lourenço e a Cultura Portuguesa", de Miguel Real (Quid Novi) é um livro notável. Não há, até agora, ensaio tão rico e luminoso a abordar a obra do nosso maior pensador contemporâneo. Dar ordem à obra de Lourenço é uma proeza.

***

FRASES

"A televisão é um negócio fácil. Tem custos fixos e é só ajustá-los às receitas." Miguel Pais do Amaral, ontem no CM.

"O PSD tem uma obsessão com Obras Públicas; sempre que está na oposição quer suspendê-las." José Medeiros Ferreira, no blogue Bicho Carpinteiro.

Etiquetas: