julho 11, 2008

Blog # 135

Não sei se ouviram o debate sobre o 'estado da nação' mas aviso que foi tiro & queda. Ou seja: sofremos de uma doença fatal – o reencontro com a realidade, se é que alguma vez a pátria se confrontou com ela, crua e não muito sorridente. Os fundos europeus e os correspondentes investimentos públicos não puderam evitar esse reencontro que só os autistas pensavam ser impossível de modo a prolongar o estado de festa e entusiasmo permanente. Os portugueses sabem hoje que não podia ser assim: está aí a factura para pagar e o nosso bolso não está preparado. Gastámos muito dinheiro em foguetório, telemóveis e incompetência. Ao contrário dos resultados dos exames escolares, manipulados pelo desejo pueril de facilidade, essa realidade não se pode falsificar. E é só o começo.

***

O livro chama-se 'Prazer de Fumar Cigarros', de James Fitzgerald (edição Guerra & Paz), e é o cúmulo do "politicamente incorrecto": "ensina" a fumar, a acender cigarros, a fazer argolas com o fumo, etc. A ASAE ainda não o apreendeu.

***

FRASES

"Estamos no delírio da funcionalização, da restrição de direitos civis e políticos." Paula Teixeira da Cruz, ontem no CM.

"A nação, afinal, está no estado que merece." João Gonçalves, no blogue Portugal dos Pequeninos.

Etiquetas: