julho 15, 2008

Blog # 137

O debate sobre o racismo em Portugal está confinado ao preto e branco. É compreensível, dados os antecedentes. Mas, em tempo de convivência & guerrilha multicultural, convinha que alargássemos o espectro – o racismo é uma doença perigosa que não é exclusiva dos brancos. Veja-se o que acontece na Quinta da Fonte, com a guerra entre a 'comunidade cigana' e a 'comunidade negra' e atente-se nas acusações, ameaças e justificações: algumas delas são racismo puro e duro, se bem que os patrulheiros da linguagem não tivessem actuado nem pedido a intervenção dos tribunais. A ideia de que se desculpa o racismo dos pobres e dos subúrbios é tão maligna como qualquer outra – salvo que ao abrigo do guarda-chuva da 'falta de educação cívica'. Sitiados, vamos perdendo a coragem.

***

'Mas, para Vocês, o Que É o Amor', de Nacykay Shapiro (Asa), é um dos romances de praia para este ano – tem vários ingredientes: amor gay, família em ruínas, descida ao Inferno. Não é uma receita, mas funciona na perfeição.

***

FRASES

"Será a outra comunidade a atacar, uma vez que é a comunidade cigana que está a ser atacada." Presidente da Câmara de Loures, ontem no CM.

"Vou agora comer qualquer coisa. Ligam-me se entretanto o Aimar chegar?" Rodrigo Moita de Deus, no blogue 31 da Armada.

Etiquetas: