julho 25, 2008

Blog # 145

O Verão vai a meio e há demasiadas coisas estapafúrdias no ar. Porém, depois do foguetório, das romagens e das parlapatices, é grave que tenhamos de voltar ao 'caso Esmeralda' para concluir que ainda não foi resolvido. É um assunto triste e desolador. A acusação que agora pende sobre o casal de acolhimento (a de ter "vitimizado" Esmeralda) é sinal dos tempos modernos. Qualquer indigente pode apropriar-se linguagem de "laboratório traumático" e fazer teoria com o assunto, o que dá uma ideia de como os tribunais podem ceder à perversidade e serem ocupados pela opinião pública. O problema, no entanto, é Esmeralda – sobre quem não pode aplicar-se a justiça de Salomão, sob risco de transformar a vida de muitas outras crianças num caos insuportável. Uma criança não se entrega.

***

Francisco González Ledesma é um autor catalão de romances policiais, onde o herói é um polícia velho e birrento chamado Méndez. A Pergaminho publica 'Uma Novela de Bairro' – é uma boa oportunidade para conhecê-lo. A não perder.

***

FRASES

"Nunca casou, nem tem filhos. Vizinha do septuagenário que ameaçava disparar sobre toda a gente" numa clínica de Lisboa, ontem no CM.

"Consta que existe vida lá fora." Sofia Vieira, no blogue Controversa Maresia.

Etiquetas: