agosto 01, 2008

Blog # 150

Esta semana, o diário madrileno 'El Mundo' publicava a lista dos espanhóis mais amados e mais odiados. No topo dos amados, Iker Casillas – mas também a rainha e o rei. No caso dos odiados, o antigo alcaide de Marbella, acusado de corrupção. Seja como for, convinha que imaginássemos o que aconteceria em Portugal diante da obrigação de elaborar uma lista de gente que amamos. O país anda ressentido e maldoso, crispado consigo e com os vizinhos de cada um. Basta navegar pela internet para encontrar esse monstro chamado 'ressentimento' e que está presente em textos e discussões de blogs ou em comentários a artigos de jornal – para não ir mais longe. Não sei como a maldade e a indiferença tomaram conta do coração dos portugueses, mas nota-se bem essa doença por toda a parte.

***

A não perder para este Verão: 'Os Detectives Selvagens', do chileno Roberto Bolaño (Teorema), um verdadeiro mestre da arte de contar histórias. Pode ir aos arquivos buscar 'Estrela Distante', já publicado em Portugal há dois anos.

***

FRASES

"Um malandro é sempre um malandro quer se lave ou não." João Gonçalves, no blogue Portugal dos Pequeninos.

"Não há razão para a rábula da 'perseguição e vitimização dos ciganos, coitadinhos'." Juíza Ana Gabriela Freitas, do tribunal de Felgueiras, ontem no CM.

Etiquetas: