agosto 21, 2008

Blog # 164

Em Portugal as estatísticas não são números e sim pretextos. Talvez por isso não tenhamos estatísticas fiáveis; as da criminalidade, então, não existem – porque Portugal é terra de paz e melros nas oliveiras. O responsável de um observatório resolveu o assunto dizendo que a criminalidade não aumentou; o que aumentou, sim, foi a 'cultura da violência'. Ora, alguns dos 'bairros sociais' são zonas abandonadas à criminalidade que está acima da lei e já controla as ruas. Os desprotegidos não podem recorrer à violência e não têm para onde ir; enquanto os sociólogos discutem se existe ou não criminalidade, famílias condenadas ao subúrbio vêem os filhos serem assaltados. Ou assaltarem. Eles sabem que não há 'pequena criminalidade' e que cada 'pequeno crime' é uma afronta à sua honra.

***

Saiu já 'A Quinta dos Animais' de George Orwell (Antígona), nova tradução (de Paulo Faria) do clássico de Orwell, antes disponível nas livrarias com o título 'O Triunfo dos Porcos': uma fábula-antídoto contra o optimismo histórico.

***

FRASES

"A polícia tem medo dos bandidos e só vem quando já não é preciso." Benvinda Pereira, mãe de Marco, assassinado na Quinta do Mocho, ontem no CM.

"Atletas que mostraram por que razão o Prof. Cavaco se atreveu a falar em 'raça' no 10 de Junho..." Carlos do Carmo Carapinha, no blogue Atlântico.

Etiquetas: