agosto 22, 2008

Blog # 165

O Presidente vetou a lei do divórcio e meio país saltou a bradar contra "o conservador". Toda a gente sabe que Cavaco é "conservador", coisa que não faz mal ao mundo. O problema, isso sim, é a facilidade com que se fazem leis que partem do princípio de que as pessoas são generosas, boas e andam carregadas de amor. Não andam, mas isso é assunto delas. O Estado não tem nada de legislar sobre afectos & amor – tem de limitar-se a salvaguardar contratos. Como o do casamento. O amor, a afectividade e o ódio não são assuntos do Estado nem do parlamento. Que duas pessoas deixem de se amar – acontece a cada hora; que uma delas decida deitar fora um contrato que exige responsabilidade civil, já deve ser ponderado. Os legisladores não têm nada que pregar sermões ou fazer terapia de casal.

***

A Editorial Caminho acaba de publicar, com o Instituto de Linguística Computacional, o livrinho 'Ortografia em Mudança: Vocabulário', sobre as palavras que mudam com o acordo ortográfico. É uma lista muito útil para ter à mão.

***

FRASES

"Aqui sou eu que mando." Dono de bar no Mindelo, Vila do Conde, que sequestrou dois militares da GNR, ontem no CM.

"Se Sócrates fosse um verdadeiro primeiro-ministro, já havia na China uma fábrica a fazer imitações." Arcebispo de Cantuária no blogue Atlântico.

Etiquetas: