agosto 29, 2008

Blog # 170

Volto ao assunto para concluir. Anteontem, o presidente falou do aumento da taxa de criminalidade para defender a necessidade de "uma estratégia". O gabinete governamental que trata da matéria defende que houve um aumento de 10% de "ocorrências" só nos primeiros seis meses do ano. O PS acha que as coisas não estão bem. O procurador-geral falou ontem. O retrato de conjunto não é admirável mas não exige medidas radicais, como o espectáculo italiano com o exército na rua. Pede, sim, que se trate da casa e se cumpra a lei. São coisas que soam mal aos ouvidos sensíveis – mas são as únicas coisas decentes a fazer. No fundo, é essa a primeira função do Estado moderno: manter a segurança, ser corajoso na defesa dos cidadãos, ser exemplar na punição dos criminosos. Não há volta a dar.

***

O grupo de teatro Fatias de Cá (de Tomar), que esteve envolvido numa polémica sobre a adptação de 'Equador', de M. Sousa Tavares, anunciou que Carlos Carvalheiro vai adaptar para o palco 'A Fórmula de Deus', de J. Rodrigues dos Santos.

***

FRASES

"Temos pessoas que querem mostrar os seus músculos." General russo Anatoly Nogovitsyn, sobre os navios militares da NATO no Mar Negro, ontem no CM.

"A nação mais poderosa será uma ditadura cujo passatempo é promover execuções sumárias..." Roniquito Von, no blogue Coisas de Idiota.

Etiquetas: