setembro 01, 2008

Blog # 171

Somos controlados pela Via Verde, pelo Cartão Único, pelo trajecto dos cartões de crédito, pelos cartões magnéticos dos hotéis, pelo acesso às nossas contas e impostos, pelos registos nas cartas de condução, pelas fichas clínicas (que não são sigilosas), pela ficha de cliente de uma loja – e agora também pelo chip electrónico na matrícula dos automóveis. A nossa vida está na mão de pessoas que não conhecemos mas que nos conhecem bem e que se escondem nos arquivos do Estado. Não é uma invenção da China, do Dr. Salazar ou da velha URSS – é um sistema de vigilância criado pelas 'democracias liberais'. Há quem argumente que 'quem não deve, não teme', lema dos pobres de espírito para quem a vida não vale nada. Entrámos na era da desconfiança. Também nós devemos desconfiar.

***

Um livrinho a reter: 'Os Livros que Lemos', de Lisa Adams e John Heat (edição Estrela Polar) – uma leitura do universo dos 'bestsellers' e dos temas que fazem sucesso nas livrarias, entre dietas, espiritismo, vampiros e sexo tântrico.

***

FRASES

"Se ainda não encontrou a pessoa certa, não desespere e vá comendo a pessoa errada." Paulo, no blogue Felizes Juntos.

"Rivaldo vai jogar no Uzbequistão. Tantos milhões de euros depois, só pode ser amor à bola." Paulo Nogueira, ontem no CM.

Etiquetas: