setembro 02, 2008

Blog # 172

Ontem, os jornais noticiavam que os partidos estavam de acordo com a prisão preventiva em caso de violência doméstica. Na verdade, de entre os crimes contra as pessoas, a violência doméstica é o mais abjecto – sobretudo a que é dirigida contra velhos e crianças, que não podem defender-se nem têm voz. Mas a preocupação central é com a relação entre maridos e mulheres. Fico sensibilizado mas acho que o importante é mostrar que os maridos e as mulheres podem lutar pela sua dignidade sem que os políticos enobreçam o estatuto da vítima. Um estudo da Universidade do Minho diz que 25% dos jovens entre os 15 e os 25 anos já foram vítimas de violência numa relação amorosa. Sovas, murros, pontapés e sexo forçado começam na adolescência. Os políticos que tenham cuidado e estudem.

***

Nelson de Matos, que publicou a novela 'O Lavagante', de José Cardoso Pires, reeditará as 'Histórias de Amor' – livro publicado em 1952 e logo apreendido pela polícia. Em Outubro passam dez anos sobre a morte de Cardoso Pires.

***

FRASES

"Vou votar no Obama porque é preto e porque se chama Obama." Maradona, no blogue A Causa Foi Modificada.

"Havia mulheres aos gritos e pais que, com tantos nervos, puseram os filhos a chorar." Passageiro do voo 202 da Orbest, vindo de Cancún com turistas portugueses, ontem no CM.

Etiquetas: