setembro 15, 2008

Blog # 181

O governo instituiu o Dia do Diploma e fez bem. José Sócrates esteve pessoalmente na entrega de alguns dos diplomas e prémios monetários (de 500 euros) aos alunos que concluíram o 12.º ano. É necessário valorizar esse momento crucial em que se termina o secundário – porque também se valoriza a escola. E, ao contrário do que tem sido feito nos últimos trinta anos de democracia, a emissão de um diploma não é um simples acto notarial; pelo contrário, valoriza o esforço e comprova-o. Tal como o prémio monetário, que não acho imoral, ao contrário das almas da "escola moderna". Trata-se de um incentivo importante. Provoca a inveja? Tanto melhor. Há 50 mil concorrentes todos os anos e espera-se que alguns deles sejam exemplo a proteger. Há coisas que o Ministério da Educação faz bem.

***

É um livro sobre a arte de ler e o papel da leitura na imaginação. No fundo, é sobre esses temas que assenta o novo romance de J.M. Coetzee, o prémio Nobel sul-africano: 'Diário de Um Ano Mau' (Dom Quixote), a sair em Outubro.

***

FRASES

"Se Sarah Palin fosse feia e tivesse menos dez anos, McCain já estaria arrumado." Teresa Ribeiro, no blogue Corta-Fitas.

"Querer comer saudável torna-se doença." Alexandra Bento, nutricionista, ontem no CM.

Etiquetas: