setembro 24, 2008

Blog # 188

O futebol é coreografia e vitória. Há também uma série de regras e de estratégias – mas a verdadeira qualidade do futebol é o espectáculo da disciplina, do desprendimento, do entusiasmo ou da contenção absoluta (a defender). Jesualdo Ferreira é um técnico inteligente mas pouco entusiasmante que repreendeu Fucile por ter marcado um penálti em 'folha seca' (à Panenka). Depois, desdobrou-se a falar de sistema, modelo, esquema, desdobramento, circulação, transição, métodos e princípios. Resultado? Ninguém o percebe. Veja-se o caso de Pedroto, que embirrava com a velocidade de Rolando, mandando-o cruzar. "Cruza, cruza!" Rolando cruzou – até que um dia não se conteve, e disparou para a baliza. Golo. Pedroto limitou-se a dizer: "Também está bem." Jesualdo punha Rolando de castigo.

***

O que se pode fazer 'contra' a Geografia? Nada – as coisas são como são. Jean-Claude Barreau e Gillaume Bigot lembram-nos a necessidade de compreender a Geografia Física, em 'Toda a Geografia do Mundo' (Teorema), delicioso de ler.

***

FRASES

"O FC Porto tem demasiadas estratégias; porém, poucas ideias sobre como meter a bola no galinheiro." Manuel Jorge Marmelo, no blogue Teatro Anatómico.

"Se outros países com os quais nos comparamos o fazem, Portugal também o pode fazer." Ministra da Educação, defendendo o objectivo 100% de aprovação no 9ºano, ontem no CM.

Etiquetas: