outubro 01, 2008

Blog # 193

De repente, à esquerda e à direita surge uma onda de solidariedade com "as vítimas" do desastre financeiro que está à vista. Os mais "solidários" voltam-se contra o Congresso Americano que desobedeceu aos chefes partidários e achou que não devia aprovar o plano de salvamento que lhes era proposto lá de cima. Os "solidários" acham que é egoísmo não querer dar uns dólares ao vizinho. O problema é que não se trata de "uns dólares" – são, pelo menos, 2500 por cada cidadão americano. E não é ao vizinho – mas sim aos bancos que usaram e abusaram do risco. Não é preciso perceber de economia para saber que são os contribuintes que vão pagar a despesa; por isso, a falência desses bancos não me parece mal. Se é preciso aplicar o dinheiro dos contribuintes, há muito por onde começar.

***

Ninguém diria que o autor de 'As Mil Luzes de Nova Iorque', Jay McInerney, iria redimir-se – mas há motivos para optimismo o seu novo livro é 'Um Hedonista na Adega' (Casa das Letras), onde McInerney fala dos melhores vinhos do mundo.

***

FRASES

"Há organizações que deixaram o tráfico de droga para se dedicarem à contrafacção de medicamentos." Vasco Maria, presidente do Infarmed, ontem no CM.

"O Rochemback e eu somos parecidos pelo facto de engordarmos de uma forma desmoralizante." Sérgio Gouveia, no blogue A Dieta de Rochemback.

Etiquetas: