outubro 21, 2008

Blog # 207

Parece, de acordo com a notícia do CM de ontem, que os serviços centrais do fisco estão alarmados com os crescentes pedidos de indemnização que os contribuintes têm tido a coragem de levar aos tribunais – contra, imagine-se!, o fisco. Tamanho despropósito (processar o fisco!) só é possível porque existe uma lei que pune o Estado quando este se porta mal com o cidadão e que impõe o dever de ressarci-lo (indemnizar, compensar). O presidente da República bem alertou, quando a lei foi aprovada: cuidado, que isso vai ter impacto nas contas gerais da nação. Pois tem, e o fisco já mobilizou dezenas de juristas para tratar das queixas dos contribuintes, a ver se pára a despesa. É bom, pois, que o Estado perceba qual o seu lugar e o seu poder – e que os cidadãos o respeitem, não o temendo.

***

'Envios. Uma Experimentação Filosófica na Internet', de José Bragança de Miranda (edição Vega) recolhe textos que o professor e filósofo publicou no seu blogue Reflexos de Azul Eléctrico: uma espécie de dicionário do mundo, de A a Z.

***

FRASES

"Este ano já é a segunda vez que fico sem nada e com a vida destruída." Everton Chanan, 30 anos, vítima das inundações de Lisboa, ontem no CM.

"[Os políticos açorianos] são todos muito 'autonomistas' até se fartarem da 'autonomia'." João Gonçalves, no blogue Portugal dos Pequeninos.

Etiquetas: