outubro 24, 2008

Blog # 210

Em Espanha, o juiz Baltasar Garzón declarou-se competente para julgar os crimes do franquismo. Aliás, iniciou o processo com o pedido de uma certidão de óbito do ditador e prepara-se para qualificar os crimes do franquismo como 'crimes contra a humanidade', desqualificando o pacto de 1977, que amnistiava os crimes da guerra civil. Garzón – e uma enorme quantidade de gente bem intencionada, mas vaidosa e cheia de certezas – gostaria de moldar a humanidade pelas ideias e hábitos de hoje. É fácil julgar o franquismo, como é fácil julgar o salazarismo, se se quer apenas um veredicto. Mas em Espanha tratou-se de uma guerra civil; Garzón acha que não basta o juízo da história e o castigo do tempo – é necessário alimentar a sua vaidade pessoal e o ressentimento dos contemporâneos.

***

A Guerra e Paz acaba de publicar 'Foice e Martelo', do jornalista inglês Ben Lewis – trata-se, nada mais nada menos, do que uma recolha substancial (e respectiva análise) de anedotas sobre o comunismo. E de anedotas comunistas.

***

FRASES

"Saiu Correia de Campos e bem se pode morrer nas ambulâncias que já ninguém se indigna." Helena Matos, no blogue Blasférmias.

"São todos uns maricas, umas senhoras." Gonçalo da Câmara Pereira, sobre a direcção de programas e a produção da SIC, ontem no CM.

Etiquetas: