novembro 04, 2008

Blog # 217

O Parlamento aprovou ontem a nacionalização do BPN. Imagino que alguns se viram, por instantes, transportados a Março de 1975. Só que, desta vez, o Estado foi em socorro do banco. Não devia ter ido, o que ameaçaria o sistema financeiro, com toda a gente a levantar o dinheirinho. E por que não devia ter ido? Porque o BPN andou fora da lei, cometeu crimes e geriu mal os depósitos com a indiferença das autoridades. Por isso, basta um cliente queixar-se e o Estado deve entregar o assunto à justiça e a uma investigação rigorosa e pública do Banco de Portugal, que fala muito mas parece que faz pouco. E deve chamar os responsáveis, até agora apontados como "génios da finança", para lhes dizer que todos são iguais perante a lei. No fundo, os bancos do regime estão a afundar-se.

***

Coisas apetitosas para uma época cinzenta: o livro de José Bento dos Santos, 'O Sentido do Gosto' (Livros d'Hoje), que reúne as receitas da televisão – como a de barrigas de bacalhau com palitos de grão ou salmão com chá de rosas.

***

FRASES

"Há demasiada boa-vontade pública perante erros de gestão privada. Não há responsáveis?" José Medeiros Ferreira, no blogue Bichos Carpinteiros.

"Tratem-no antes que seja tarde de mais e ele nos mate aqui sozinhos." Maria da Glória, 72 anos, sobre o filho que ameaça matá-los, ontem no CM.

Etiquetas: