novembro 07, 2008

Blog # 220

Em Ouro Preto, o coração do barroco luso-brasileiro (Minas Gerais), começou ontem o Fórum das Letras, que rivaliza com o mais popular Festival de Paraty. O tema é "a literatura e o mistério" – não há relação mais simples nem mais óbvia. No cenário onde viveram poetas e músicos de eleição que os portugueses desconhecem (como Cláudio Manuel da Costa ou Tomás Gonzaga, mas também Elisabeth Bishop), o tema lembra muito o facto de "a literatura de agora" se limitar a tratar das paixões evidentes – o sexo, o poder e a desilusão. No meio do sofrimento e da busca da felicidade, a literatura serve também para providenciar conforto e perturbação a quem quer ver mais longe do que o 'mundo imediato' promete. A isso chamamos, salvo erro, mistério. E é por isso que a literatura existe.

***

O retrato romântico da Catalunha do princípio do século: anarquistas, juventude eterna, teatro, loucura, histórias de amor. Vem tudo no romance "A Felicidade", do catalão Lluis-Anton Baulena, a publicar ainda em Novembro pela Quid Novi.

***

FRASES

"Eu acho uma inutilidade ver um '007' sem uma companhia masculina." Teresa Ribeiro, no blogue Corta-Fitas.

"A equipa que perdeu os últimos três jogos foi a mesma que ganhou agora." Jesualdo Ferreira, treinador do FCPorto, ontem no CM.

Etiquetas: