novembro 11, 2008

Blog # 222

Mal rebentou "a crise" todos ouvimos falar da "bolha" do sistema financeiro, do crédito malparado atribuído a rodos, do dinheiro que ninguém sabe de onde vem ou onde está. Ficou à vista um esquema de empréstimos muito duvidoso e acusado de artificial. Perante isto, murmurou-se bastante acerca da necessidade de o Estado e os bancos centrais avançarem com intervenções de fundo. Está bem, está. Afinal, tratava-se de "injectar liquidez" e não de reformar o sistema e impedir novas bolhas ou novas bolsas de crédito artificial concedido com facilidade. Os bancos centrais e os governos estão a "injectar liquidez" e a "facilitar a vida às pessoas" como se estivessem em campanha eleitoral. Multidões endividadas ao Estado são aparentemente mais prósperas. E certamente mais dóceis.

***

Com tradução de Albano Martins (que já tinha traduzido o 'Canto Geral'), a Campo das Letras lança 'Livro das Perguntas', um livro póstumo do chileno Pablo Neruda. Tem cerca de oitenta páginas e compõe-se de setenta poemas curtos.

***

FRASES

"O Ministério Público devia dar início ao processo 'Apito Marado'." João Braga, fadista, adepto do Sporting, ontem no CM.

O FC Porto é uma equipa fácil, macia. Até para a Naval. É 8º classificado. Mas para o Sporting tudo é difícil." Tomás Vasques, no blogue Hoje Há Conquilhas.

Etiquetas: