novembro 25, 2008

Blog # 232

Há quem se pergunte Cavaco fez bem em emitir o comunicado em que esclareceu se tinha, ou não, laços com o BPN. Fez. A política em Portugal faz-se por atalhos e, no meio da maledicência, tem todo o sentido esclarecer o que há para esclarecer. Mas Portugal é o país da moral e pede-se sempre mais um pouco. Não basta provar que não teve qualquer tipo de ligação ao BPN; para essa nova geração de moralistas e de indignados (a indignação é o nosso desporto nacional) é preciso provar que nem sequer conhece a sigla BPN. Ninguém se dá conta de que, além de muito fácil, essa indignação é maldosa. A principal tarefa do indignado profissional é a de acusar o resto da Pátria dos maiores desaforos, fazendo passar a ideia de que vivemos num mudo a saque. Os populistas adoram este jogo.

***

Toda esta semana para ler a recolha dos contos de Jacinto Lucas Pires, "Assobiar em Público" (edição Cotovia) – recolhidos de "Para Averiguar do Seu Grau de Pureza" ou "Abre para Cá". Trata-se de um dos nossos melhores contistas.

***

FRASES

"Tenho a pior ideia possível dos escritores. Foi uma coisa que me aconteceu com a perda de inocência." Isabela, no blogue O Mundo Perfeito

"[Quando se representa] é igual beijar um homem ou uma mulher." Ana Guiomar, actriz de "Podia Acabar o Mundo", ontem no CM.

Etiquetas: