dezembro 02, 2008

Blog # 237

Quando Cavaco abandonou o governo, em 1995, estava farto do PSD. Quando Guterres deixou o governo em 2001 queixou-se "do pântano", e estava também a falar do seu partido. Treze anos depois, Cavaco continua farto do PSD e Guterres distante de um regresso à vidinha no PS. Periodicamente, há gente que se afasta e deixa no ar suspeitas sobre "o pântano" ou sobre "a política". Em qualquer dos casos queixam-se do "centrão", uma espécie de "organização secreta" que deixa a sua marca em todos os grandes negócios do regime e que dilui todas as diferenças entre os dois maiores partidos do sistema. Só assim se explica que Dias Loureiro tenha elogiado Sócrates na apresentação de uma biografia do primeiro-ministro e que as presidências dos bancos sejam ocupadas com um emblema ou outro.

***

Perturbador e controverso: é o mínimo que se pode dizer de 'A Monstruosidade de Cristo', do esloveno Slavoj Zizek (Relógio d'Água), autor de "Elogio da Intolerância", traduzido antes. Uma reflexão sobre a violência e o medo da religião.

***

FRASES

"Ele estava a dois metros e só acertou no pé. Foi sem querer." A.M. sobre Raul Teixeira, um dos réus no caso 'máfia da noite', ontem no CM.

Olivença é nossa. E português que é português, chateia um espanhol ao menos uma vez." No blogue 31 da Armada.

Etiquetas: