dezembro 03, 2008

Blog # 238

O problema de Cristiano Ronaldo é que, há uns anos, um futebolista era um futebolista. Hoje em dia, é muito mais coisas: fala com abundância, conhece e pratica com senhoras, colecciona carros, não tem juízo nenhum em público. Mesmo assim, Cristiano Ronaldo é Cristiano Ronaldo e gostamos dele ou não – sendo ele como é. Os estetas acham-no de pechisbeque porque nunca escondeu a família, a vulgaridade ou a ambição. Preferiam-no cantor de ópera, sofisticado, mas ele é futebolista e ganha muito dinheiro. É o primeiro da sua família (humilde, simples) a ganhar dinheiro e a saber que é bom no que faz – e não tem vergonha. Com o tempo, talvez melhore e se torne mais discreto. Mas tem direito à sua euforia de miúdo: é o melhor do mundo com a bola nos pés. O que irrita os invejosos.

***

A revolta espanhola contra Napoleão, em Madrid (1808) é o cenário de fundo do romance de Arturo Pérez-Reverte, 'Um Dia de Cólera' (Asa) – sou leitor incondicional. Contar uma história com talento é um dom inestimável e invejável.

***

FRASES

"O problema de se fazer um elogio em Portugal é que se tem sempre de levar com um chato a seguir." Nuno Costa Santos, no blogue Melancómico.

"E acho que vai ser assim até ao final." Jesualdo Ferreira, que considerou 'difícil' o jogo com a Académica, ontem no CM.

Etiquetas: