dezembro 18, 2008

Blog # 249

Manuel Alegre diz que quer tudo limpinho: "Que as forças conservadoras se assumam e que a esquerda seja esquerda." Nada mais simples. O retrato desse mundo vem nos manuais, explicado com clareza e ilustrado por esquemas providenciais que mostram duas cores distintas – a da esquerda e a da direita. Infelizmente, essa realidade a duas cores está longe do espectro em que as pessoas se movem: aqui e ali contam mais as tonalidades, as sombras, os declives e até as aparências. Geralmente, queremos que os outros sejam como achamos que eles devem ser. Mas o problema é que a realidade, muito sacana, vem atrapalhar tudo e encher a vida de surpresas. No caixote de lixo da história e da política há bastantes desses manuais feitos para gente simples; alguns nem para reciclar são úteis.

***

Na altura do Natal, a Assírio & Alvim lembrou-se do essencial e preparou conjuntos de livros a preços módicos, reunindo "pequenas bibliotecas" – com os seus autores de culto, selecções notáveis de boa literatura. De 35 a 200 euros.

***

FRASES

"Uma escolha entre a cigarra e a formiga."António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, sobre o duelo eleitoral com Santana Lopes, ontem no CM.

"Ninguém votou em Ferreira Leite para ter Santana Lopes." Bruno Alves, no blogue O Insurgente.

Etiquetas: