dezembro 30, 2008

Blog # 256

O triste episódio da Escola do Cerco, no Porto, com um miúdo a gritar "dás-me positiva ou levas um tiro" foi desvalorizado porque as crianças, parece, podem fazer o que lhes apetece. Mas dá uma ideia – mais uma – do que o Ministério ignora sobre a vida das escolas. Tendo abandonado os professores em vez de atacar, como devia, a corporação que abunda pelos corredores e gabinetes do Ministério, Maria de Lurdes Rodrigues escolheu o alvo mais fácil e o mais errado. Os professores são a instituição que resta de uma escola despedaçada e desprotegida, alvo fácil de associações de pedagogos, de pais, de políticos e de energúmenos. Diante da cena macabra divulgada em vídeo, devia-se defender a professora ameaçada, e não desculpar os patifes. Estamos num mundo de pernas para o ar.

***

LIVROS DO ANO (8): "Encontro em Capri", de Marcello Duarte Mathias (Oceanos) é a história inventada de um diário que Gorki nunca escreveu. Ou seja: é pura literatura, pura especulação, pura imaginação cheia de elegância e perturbação.

***

FRASES

"As dívidas que temos resultam da crise que atinge todo o país." António Augusto, presidente da Junta de Freguesia de Galveias, ontem, no CM.

"Por pickles não me deixava matar, mas por cerveja Guiness, deixava que me batessem." Gustavo Offely, no blogue Life and Opinions.

Etiquetas: