dezembro 31, 2008

Blog # 257

Falamos demais sobre o ano que aí vem – desenhamo-lo como o ano de todos os perigos. Todas as nossas previsões são más, quer na política, quer na economia. É um cenário cinzento, triste, pouco dado para explosões de entusiasmo. Há quem veja nisso vantagens, como se a crise económica tivesse chegado para nos despertar de um optimismo doentio e sem suspeitas, cheio de computadores Magalhães e de novas tecnologias que nos poupariam o sofrimento, o trabalho e o estudo. Eram paraísos artificiais, promessas que não deviam ter sido feitas. Desde há anos que se juntavam as peças deste puzzle. O optimismo é a face visível de uma crise mais profunda, a do carácter e a da vontade. Todas as mudanças positivas nasceram em momentos de grandes dificuldades. Talvez 2009 seja um deles.

***

LIVROS DO ANO (8): Um livro que passou em silêncio e por onde se pode obter um melhor retrato da gente que hoje está no governo: 'O Poder e os Idealistas', de Paul Berman (edição Alêtheia). Ou como as boas ideias dão más soluções.

***

FRASES

"Estou à espera há duas horas e já sei que as pulseiras amarelas estão a esperar quatro." Utente das urgências do Hospital Amadora-Sintra, ontem no CM.

"Um homem excita-se até com o vento a soprar nos canaviais." João Bonifácio, no blogue Sinusite Crónica.

Etiquetas: