janeiro 02, 2009

Blog # 258

O mais belo poema sobre a nossa língua, 'A Última Flor do Lácio', é brasileiro (de Olavo Bilac). Foi no Brasil, justamente, que entrou ontem em vigor o Acordo Ortográfico – e os principais jornais do país fazem questão de o cumprir; os manuais escolares irão adoptá-lo obrigatoriamente no próximo ano. Não se sabe se a população vai aceitar as regras definidas pela lei, mas há três anos de treino. Em Portugal a adaptação será mais difícil, até porque, durante muitos anos, nos julgámos 'proprietários da Língua'. Não somos mais. Permanecemos agarrados a ela como namorados românticos, o que é saboroso e nobre – mas não podemos fugir ao debate sobre a sua evolução e sobre uma grafia comum. Por agora, a burocracia escreverá de acordo com a lei. Os escritores escreverão como quiserem.

***

LIVROS DO ANO (9): Para quem leu a biografia de Estaline, de S. S. Montefiore, recomenda-se 'O Jovem Estaline' (Alêtheia), do mesmo autor, para ver o retrato de um espírito violento e de uma vontade sem limites. Tudo estava lá previsto.

***

FRASES

"Estou muito feliz no clube e quero aqui ficar. Sinto-me em casa." Cristiano Ronaldo, ontem no CM online.

"Quando se fazia a contagem para a entrada no novo ano, tomei a decisão: não vou entrar em 2009." Nuno Costa Santos, no blogue Sinusite Crónica.

Etiquetas: