janeiro 08, 2009

Blog # 262

Portugal instituiu a quota mínima de um terço de mulheres presentes nas listas de candidatos ao Parlamento. Pessoalmente, acho injusto: se se trata de representar a população, quota por quota, o número deveria oscilar pelos 52%. É essa a percentagem de mulheres na população portuguesa. Mesmo assim, o governo socialista só tem duas mulheres nos ministérios, o que o deixa na cauda da Europa. Na Argentina não foi preciso recorrer a quotas. O exército acaba de enviar uma guarnição de nove mulheres para uma base da Antárctida, a 3.500 kms ao sul de Buenos Aires. Sozinhas. É a primeira vez que isso acontece na história militar, tirando a Atlântida, de que não sabemos nada. Portanto, que desculpem os leitores: o meu coração está a 14.000 kms com a operadora de rádio Vilma Cardozo.

***

LIVROS DO ANO (12): é um dos grandes clássicos do Ocidente, mas a sua publicação em Portugal tardava; saiu em 2008 (Relógio d'Água): "Da Democracia na América", de Tocqueville – já não há desculpa para a preguiça de muitos políticos.

***

FRASES

"Compreendo os pais que não deixam os filhos ir para artistas. Eu não deixava." Alexandre Borges, no blogue Sinusite Crónica.

"Como não era nu integral e havia efeitos de contraluz, acabou por ser mais simples." Cláudia Vieira, actriz, ontem no CM.

Etiquetas: