janeiro 12, 2009

Blog # 264

O frio veio relembrar aos portugueses que não estamos nas Caraíbas. Mas há aqui, digamos, uma questão cultural. Tem a ver com "o alerta". Desde que a Protecção Civil está debaixo de olho que não há mês sem um "alerta". Alerta amarelo, alerta laranja – ou porque chove, ou porque vem uma ventania, ou porque o calor é de ananazes, ou porque está frio. "Estar frio" é uma coisa mais ou menos habitual no Inverno, mas a Protecção Civil avisa – foi abertura dos telejornais – que as pessoas devem vestir mais do que uma peça de roupa. As televisões rejubilam: como não têm os vinte graus negativos da Finlândia, fazem festa com com a nevezinha do Marão e com os cortes de estradas. Em vez de nos sentarmos em casa, sossegados, a ler os clássicos, a ideia é estarmos em "alerta amarelo".

***

É já em Fevereiro que sai o novo e esperado romance de Pedro Almeida Vieira "A Mão Esquerda de Deus" (Dom Quixote). Vieira é autor de "Nove Mil Passos" e de "O Profeta do Castigo Divino", excelentes romances históricos. Estejam atentos.

***

FRASES

"Tudo o que eu disse até hoje nos jornais são declarações sérias de um beirão sério." Pinto Monteiro, PGR, ontem no CM.

Santana Lopes pode não perceber de música clássica, mas é doutorado em táctica política." Paulo Gorjão, no blogue Delito de Opinião.

Etiquetas: