janeiro 14, 2009

Blog # 266

Paremos. Ontem foi o dia dos 30 anos dos Xutos & Pontapés e, se não fossem eles, aqueles rapazes distribuídos pelo palco, a cultura portuguesa seria mais pobre e mais amarga. Há quem pense que aquilo é só música, som, batida, ritmo eléctrico, guitarras e bateria, gritos mudos, multidão dançando. Não é. É mais: é a nossa cultura que se libertou do destino e passou a incorporar o rock como banda sonora. Sem eles, tudo seria diferente. Teríamos Rui Veloso, certamente. Mas não teríamos os Xutos, ou seja – aquela melancolia do rock, aquela doçura do rock. Sem eles seríamos mais aborrecidos, todos. Em Portugal gostamos muito de amaldiçoar o que temos de grande. Por inveja, feitio e ressentimento. Só que a música dos Xutos se ouve muito mais alto. Lá, onde a música não é só música.

***

O novo livro de Tony Belloto, 'Um Caso com o Demónio' (Quetzal), guitarrista dos Titãs, vai ser lançado no mês que vem – coincide com o Fantasporto, onde é apresentado o filme homónimo. Para o lançamento vem Malu Mader, mulher de Tony.

***

FRASES

"Este espaço é o símbolo de Portugal e os Xutos são a bandeira do rock. Está tudo certo." Manager dos Xutos & Pontapés sobre o Pavilhão de Portugal, ontem no CM.

"Dizem-me que o Prós & Contras de ontem foi sobre o Cristiano Ronaldo. Está tudo doido?" João Vacas, no blogue 31 da Armada.

Etiquetas: